terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como Ter Sonhos Lúcidos



A definição mais simples de sonho lúcido é "estar ciente de estar sonhando enquanto se sonha". Sonhos lúcidos normalmente acontecem enquanto a pessoa está no meio de um sonho normal e de repente percebe que está dormindo ou que tem que estar sonhando. Esta pessoa agora está "lúcida", e pode entrar em mais de um nível de lucidez. No nível mais baixo, o sonhador pode estar parcialmente consciente de que está sonhando, mas não pode raciocinar o suficiente para perceber que os eventos/pessoas/ações no sonho não são reais/não representam ameaça. No nível mais alto, o sonhador está completamente consciente de que está dormindo, e pode ter controle completo sobre suas ações no sonho. É possível controlar seus sonhos usando as técnicas de sonho lúcido abaixo.

Passos1
.Procure anotar em algum lugar,um diário,agenda ou no seu aparelho celular e etc. Este é talvez o passo mais importante para conseguir ter sonhos lúcidos. Mantenha-o próximo a cama de noite, e escreva nele imediatamente após acordar - se lembrar de algum sonho. Isto informa a seu cérebro que você realmente quer se lembrar de seus sonhos!

2.Aprenda qual o melhor momento para ter sonhos lúcidos. Veja qual é o seu cronograma de sono, e você pode ajustar seu padrão para ajudar a induzir sonhos lúcidos.
◦Estudos sugerem que um cochilo algumas horas após acordar de manhã é a hora mais comum para se ter um sonho lúcido.
◦Sonhos lúcidos são associados ao MRO (ou REM em inglês), que significa que eles ocorrem normalmente imediatamente antes de acordar. O sono em MRO é mais frequente antes de acordar. As pessoas com narcolepsia têm REM logo quando dormem, e se você tiver sonhos lúcidos logo quando adormece, verfique se tem narcolepsia (procure um médico). Mas deve se notar aqui que há pessoas que lembram de sonhos após acordar em estágios não-MRO.
◦Ciclos de sono duram em média 90 minutos, e se uma pessoa está interessada em se lembrar dos sonhos, é melhor se programar para acordar durante um destes ciclos (sonhos interrompidos são mais facilmente lembrados).

3.Pratique indução mnemônica de sonhos lúcidos.
◦Prepare seu despertador para acordar-lhe 4, 5:30 ou 6 horas após dormir.
◦Quando acordar, tente se lembrar do sonho o máximo possível.
◦Quando achar que se lembrou o tanto que conseguia, volte a dormir, imaginando que ainda está no sonho anterior, e se tornando consciente de que está dormindo. Diga a si mesmo: "Eu estou consciente de que estou sonhando..." ou algo parecido. Faça isto até que você ache que a dica "entrou". E vá dormir.
◦se pensamentos aleatórios aprarecerem enquanto tenta dormir, repita a parte de auto-sugestão novamente. E não se preocupe se você acha que está demorando demais. Quanto mais tempo repetir, mais ela vai entrar, e maior a chance de ter um sonho lúcido.


4. Que horas são?Estabeleça o hábito de verificar a realidade. Em um sonho, isto vai lhe dizer que está dormindo permitindo-lhe ficar lúcido. Mas para fazer uma verificação de realidade em um sonho, a pessoa tem que se acostumar a fazê-lo na vida real. Quando estas ações se tornarem hábito, a pessoa vai começar a fazê-lo nos sonhos, e pode perceber que está sonhando. Algumas táticas:


◦== Olhe um relógio para ver se ele permanece parado; ==
◦Olhe um texto, olhe para longe, e olhe para o texto novamente para ver se ele mudou;
◦Ligue e desligue a luz da sala.
◦Olhe em um espelho (sua imagem normalmente aparece borrada em um sonho);
◦Feche o nariz e tente respirar.
◦Olhe para as mãos e se pergunte: "Estou sonhando?" (quando você sonha, você vai ver dedos maiores ou mais de cinco dedos nas mãos).
◦Pule no ar;
◦Beslisque-se ou cutuque-se; nos sonhos, você não vai sentir dor, e sua pele pode parecer mais elástica que na vida real;

5.Prolongue os sonhos lúcidos rodando seu corpo no sonho (há suspeitas de que prolongue o MRO), e esfregando as mãos (para evitar de sentir que está na cama).

Dicas


•Quando se lembrar de um sonho ao acordar, tente não se mover. Ativar os nervos motores pode dificultar o acesso às memórias do sonho.

•Sonhos lúcidos são úteis para as pessoas que têm pesadelos constantes, pois lhes dá uma chance de tomar o controle de seus sonhos.

•Verificar a realidade quando acordar pode lhe ajudar a detectar um "falso despertar" nos sonhos, quanto você sonha que acordou, e perde a lucidez.

•Não beba fluido algum uma hora antes de dormir. a última coisa que quer é acordar de um sonho lúcido só para ir ao banheiro.

•Não use um rádio relógio. Quando ouvir conversas ou uma música, isto vai lhe distrair, e pode limpar as memórias do sonho. Se tiver que usar um rádio relógio, não pense no que está tocando, e desligue-o rápido. Ou ligue o rádio em uma frequência sem estação, para criar estática.

•Se não puder se lembrar do sonho que teve, e quiser se lembrar, foque nos sentimentos. Tentar se lembrar com força vai tornar as lembranças mais tênues. Sua mente vai pensar em tudo menos no sonho.

•Se tiver sonhos recorrentes, os aspectos destes sonhos podem funcionar como testes de realidade. Se perceber algo que só acontece nesses sonhos recorrentes, diga a si mesmo "Isto só acontece em meus sonhos, eu devo estar sonhando".

•Se perceber algo acontecendo que seria impossível na vida real, como respirar embaixo d'água, isto pode funcionar como um teste de realidade e lhe alertar para o fato de que está sonhando.

•Quando acordar naturalmente, foque seu olhar no primeiro objeto que ver quando abrir os olhos. Este objeto vai fixar a tênue memória do seu sonho, deixando mais fácil lembrar dos detalhes.

•Algumas pessoas tomam pequenas doses de cafeína antes de dormir, dizendo que ela ajuda a manter a acuidade mental, enquanto o corpo adormece. Para muitas pessoas, porém, a cafeína vai simplesmete impedir que adormeçam.

•Para acabar com a paralisia do sono, simplesmente tente mexer os dedos do pé, ou engolir. Quando estiver em um estado de paralisia do sono, seu cérebro diz ao corpo para ficar parado, para que não se debata enquanto dorme. Os músculos maiores normalmente são mais afetados do que os menores.

•Uma sensação interessante é voar durante um sonho Lúcido. Tente ter esta experiência, e vai mais gostar dos sonhos lúcidos. Tente andar nas paredes ou no teto, uma vez que voar na primeira vez pode ser intimidante se não estiver convencido de que está voando.

•Pesquisas e estudos sobre sonhos lúcidos:

◦"Lucid dreaming: Evidence and methodology". in, Behavioral and Brain Sciences 23(6), 962-3
◦"Lucid Dreaming: Psychophysiological Studies of Consciousness during REM Sleep" In Bootzen, R. R., Kihlstrom, J.F. & Schacter, D.L., (Eds.) Sleep and Cognition. Washington, D.C.: American Psychological Association, 1990 (pp. 109-126)

Nenhum comentário:

Postar um comentário