terça-feira, 18 de maio de 2010

O que é regressão ?

Quando pensamos em regressão, várias perguntas brotam em nossa mente:

O que é regressão ?
Regressão é a busca, em seus arquivos de memória, de situações traumáticas que vivem em nosso inconsciente, dando origem a distúrbio físico ou comportamento emocional inadequado que a pessoa tende a repetir mesmo que, conscientemente, não o deseje.

Porque regressão ?
Por que nela não há somente a lembrança do fato traumático mas, principalmente, a sua vivência, que é a maneira mais efetiva de conseguirmos modificar as gravações que dele derivam e nos acompanham, dificultando o nosso desenvolvimento.

Para que regressão ?
Para buscar estas situações primárias que, uma vez conscientizadas e vivenciadas, perdem sua intensidade de atuação sobre o indivíduo. Para que a pessoa possa se liberar das conseqüências desagradáveis resultantes desta situação traumática original.
Todo comportamento inadequado, seja ele físico (doença psicossomática) ou emocional é resultante de uma defesa estruturada realizada sem o concurso da razão. O objetivo é fazer com que o indivíduo possa ser livre para escolher racionalmente o comportamento que realmente lhe convém.

Quando fazer regressão ?
Sempre que detectamos, em nós, comportamentos repetitivos indesejáveis, sem causa lógica, que se impõe de uma maneira praticamente incontrolável, assim como: medo, irritabilidade, dificuldade de desempenho diante de situações específicas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário