quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A trajetória da Terapia Regressiva de Brian Weiss aos dias atuais


Desde 1997, quando o psicanalista Brian Weiss esteve no Brasil para divulgar a Terapia de Vidas Passadas, através de seus livros, houve uma verdadeira febre, gerando exércitos de curiosos, pois muitos queriam conhecer quem foram em suas vidas anteriores. Porém, não é para essa finalidade, de simplesmente saber quem foi no passado, que existe a Terapia Regressiva. Mais que abordar um grande número de indicações da TR, é preciso esclarecer alguns pensamentos que fazem a técnica falhar e decepcionar pacientes quanto às suas expectativas.


Baseando-se em casos acontecidos em seu consultório, Brian Weiss percebeu que muitos pacientes, ao vivenciarem o processo de regressão de memória, recordavam-se de experiências que não faziam parte de seu “script” de vida atual, mas mesmo assim, viviam intensamente a carga emocional inserida no contexto da vivência. Observou, também, que após a consulta, havia uma mudança, uma melhora significativa no quadro clínico do paciente e que essas histórias estavam, de alguma forma, associadas à vida atual do paciente.


Com isso e através de seus livros, a técnica se popularizou e ficou conhecida como TVP – Terapia de Vidas Passadas. Certamente, a técnica já era muito comum entre os hipnólogos e terapeutas do Brasil e do mundo, que já praticavam a regressão de memória, alguns somente até a vida intrauterina e outros, a vidas passadas. Mais tarde, profissionais, como Roger Woolger, Hans TenDam, Edith Fiore, Patrick Drouot e muitos outros, também lançaram seus livros no Brasil, ajudando a divulgar os benefícios da técnica, tornando-se de grande utilidade para a formação profissional.


Vale ressaltar que não é necessário acreditar em vidas passadas para fazer a Terapia Regressiva. O importante é entregar-se ao processo, pois as lembranças ou recordações que surgirem em sua mente servirão para aflorar a carga emocional associada ao fato, para que, assim, o profissional possa trabalhar terapeuticamente, a fim de expurgar a emoção negativa e ajudar o paciente a ressignificar o conteúdo.


Milhares de pessoas transformaram suas vidas com a Terapia Regressiva, resolvendo seus conflitos, sem precisar acreditar em vidas passadas, uma vez que é necessário somente acreditar que os conteúdos que vêm à sua mente são produtos vindos de seu inconsciente, não importando se são imaginação ou se aconteceram realmente em outras vidas. Tudo que nos acontece ao longo da existência fica arquivado através de imagens em nosso inconsciente. E a melhor forma de ter acesso ao inconsciente é falando a mesma linguagem dele, ou seja, usando as recordações ou mesmo a imaginação.


A Terapia Regressiva fundamenta-se nas recordações (lembranças) em seus registros mentais (memórias), em que o tempo não existe e suas respectivas cargas emocionais, ancoradas no corpo físico, se são positivas, ótimo. Mas se são negativas, aí está a grande causa dos conflitos arquivados na memória do corpo. Então, o que é terapêutico na Terapia: a recordação ou o sentimento? Certamente, o sentimento. E a técnica busca localizar os arquivos através da cognição e atrair a carga emocional (ancorada no corpo físico) correspondente, para, em seguida, contextualizar terapeuticamente, seja com repetição de palavras ou frases liberadas pelo inconsciente e, assim, dissolver a carga emocional conflitante, limpando e dissociando dos registros mentais, alforriando as imagens. Resumindo, o conflito só existe porque as imagens de cada vivência estão sobrecarregadas de emoções negativas. É só expurgar (dissolver) a carga negativa, limpando a imagem, que o conflito desaparece.

Fonte: Idalino Almeida, graduado em Psicologia pela Cambridge International University

Nenhum comentário:

Postar um comentário