terça-feira, 18 de janeiro de 2011

OS SETE SENTIDOS

Os sentidos humanos são em número de 7, divididos em dois grupos, à saber:

•Sentidos Extra Sensoriais
•Sentidos Materiais
Os sentidos humanos se relacionam da seguinte forma:

SENTIDOS TIPO
1. PALADAR MATERIAL ALMAS,
2. CHEIRO MATERIAL
3. VISÃO MATERIAL
4. AUDIÇÃO MATERIAL
5 PRESENTE MATERIAL
6. CLARIVIDÊNCIA EXTRA SENSORIAL
7. INTUIÇÃO MATERIAL

* A voz é o elo de complementação entre todos os sentidos.

A Intuição é um sentido extra sensorial que faz a ligação direta entre os Espíritos Protetores e o espírito do ser encarnado, através de ordens, conselhos, advertências e avisos, muitas vezes confundido com a própria consciência do ser encarnado. É este sentido que nos faz, as vezes, ouvir vozes interiores, à zelar por nossos passos.



•Clarividência espontânea
•Clarividência provocada
A Clarividência espontânea é aquela que, acontece independente da nossa vontade, formando quadros de advertência, nas ocasiões e lugares menos esperados.

A Clarividência provocada o é através de duas formas diferentes: a Mentalização e a Vidência.
A Mentalização é a forma, grosseiramente material da clarividência em si, e consiste em mentalizar à quem se deseja falar, ou ver, tentando fazê-lo de olhos cerrados, até conseguir.

A Vidência é a faculdade que todos têm inata, podendo ser desenvolvida, através de exercícios especiais, para que possa ver (de olhos abertos), à sua frente ou através de Copo com Água, Bola de Cristal, Fumaça, etc., as Forças de Vibração Espirituais ou também Forças de Vibração Materializadas.




Os Doze Sentidos E Os Sete Processos Vitais
por Rudolf Steiner

Rudolf Steiner nasceu em 27 de Fevereiro de 1861 em Kraljevec (Áustria). Tendo cumprido em Viena estudos superiores de ciências exatas, foi solicitado a dedicar-se, a partir de 1883, à edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche National-literatur (Literatura Nacional Alemã). Atendendo ao convite para trabalhar no Arquivo Goethe-Schiller em Weimar, transferiu-se para essa Cidade em 1890, onde residiu até 1897, desenvolvendo um grande interesse cognitivo e uma conseqüente atividade literário-filosófica. É dessa época sua obra básica – A Filosofia da Liberdade (1894). Depois de alguns anos em Berlim como redator literário, Steiner passou a dedicar-se a uma intensa atividade como conferencista e escritor, no intuito de expor e de divulgar os resultados de suas pesquisas científico-espirituais, de início no âmbito da Sociedade Teosófica e mais tarde na Sociedade Antroposófica, por ele fundada. Em Dornach (Suíça) ele construiu em madeira o Goethanum, sede da Sociedade (e mais tarde também da Escola Superior Livre de Ciência Espiritual), edifício destruído em 31 de Dezembro de 1922 por um incêndio e posteriormente substituído pelo atual modelo em concreto. Foi em Dornach que ele faleceu em 1925, após realizar extraordinárias contribuições nos campos das artes, da organização social, da Pedagogia, da Medicina, da Farmacologia, da Agricultura, no tratamento de crianças excepcionais etc., com princípios adotados por instituições em todo o mundo.

http://sab.org.br/antrop/GA-107-DezMandamentos.htm

http://www.ewrs.com.br




por Rudolf Steiner

Rudolf Steiner (25 de fevereiro de 1861 - 30 de Março de 1925) foi um austríaco filósofo, estudioso literário, professor, arquiteto, dramaturgo, pensador social e esoterista . Depois de ganhar o reconhecimento inicial como crítico literário e filósofo cultural, no início do século XX fundou um novo movimento espiritual, a antroposofia , uma filosofia esotérica crescente de europeus transcendentalista raízes ainda com links para os mais influência oriental Teosofia .

Steiner conduziu o movimento por várias fases. No mais, filosoficamente orientada primeira fase, Steiner tentou encontrar uma síntese entre ciência e misticismo , sua obra filosófica destes anos, o que ele chamou de ciência espiritual , procurou oferecer uma ligação entre o caminho cognitivo da filosofia ocidental e interior e necessidades espirituais do ser humano. Numa segunda fase, com início por volta de 1907, ele começou a desenvolver impulsos artísticos que iria transformar o drama, as artes do movimento (desenvolvimento de uma nova forma artística, Euritmia ) e da arquitectura, culminando na construção de um centro cultural para abrigar todas as artes , o Goetheanum . Numa terceira fase, que começa após a Primeira Guerra Mundial , Steiner trabalhou para encontrar manifestações concretas de sua filosofia, em colaboração com educadores, agricultores, médicos, etc, ele fundou a educação Waldorf , agricultura biodinâmica , da medicina antroposófica , bem como novas direções em numerosas outras profissões.

Steiner defendeu uma forma de ética do individualismo , para que depois ele trouxe um componente mais explicitamente espiritual. Ele trouxe seu epistemologia da Johann Wolfgang Goethe s mundo ver, onde "... Pensar é nem mais nem menos um órgão de percepção que o olho ou ouvido. Assim como o olho humano percebe as cores e os sons ouvidos, então o pensamento percebe idéias. "A discussão consistente, que vai de suas primeiras fases filosóficas através de sua orientação espiritual mais tarde é o objetivo de demonstrar que não há limites essenciais para o conhecimento humano.

http://www.rudolfsteiner.com.br/

Um comentário:

  1. Oi Márcia, iniciei a leitura deste livro hoje em busca de compreender o por que nos afastamos de nós. Os estudos da física quântica revela-nos a grande influência do materialismo científico sobre a educação do homem. O interessante que quanto mais procuro mais informações diversas encontro. Sem dúvidas, não esperava algo linear, pois o conhecimento transdisciplinar contribui para a compreensão mais abrangente e profunda da nossa natureza humana. E no viés psicológico esta contribuição é imensa. Neste livro, do Rudolf Steiner, eu não consegui distinguir quais os 12 sentidos. Tive a impressão de que ele menciona mais do que 12. Você poderia me ajudar a compreender? Agradeço desde já. Meu contato do facebook é Anny Beth Bernardo.

    ResponderExcluir