sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Hipnoterapia


A enxaqueca é uma forma debilitante de c. Muitas pessoas sofrem de enxaqueca. Vários gatilhos podem produzir o aparecimento de uma enxaqueca. No entanto, reduzir a chance de ocorrência de uma enxaqueca e livrar-se dela assim que esta ocorre, pode ser um desafio. Foram realizados estudos que mostram que a hipnoterapia pode ser bastante benéfica para quem sofre de enxaqueca. Em muitos estudos, a hipnose tem se mostrado mais benéfica do que medicamentos.
Gatilhos comuns da enxaqueca incluem alterações hormonais, estresse, alimentação, mudanças nos padrões de sono, medicamentos e mudanças no ambiente. Os sintomas da enxaqueca variam de pessoa para pessoa, mas muitas pessoas relatam uma dor pulsante de moderada a grave — que piora com atividade física, interferindo nas atividades do dia-a-dia — náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e/ou som, e às vezes experimentam auras. A enxaqueca pode durar de 4 a 72 horas, mas a freqüência é muito variável.
Um estudo comparou o efeito da hipnoterapia com o efeito do medicamento proclorperazina (Stemetil). O estudo consistiu em 47 participantes que, uma vez por mês, durante um ano, responderam questionários. Eles informaram o número de ataques por mês, a gravidade dos ataques, e remissão completa. Os resultados do estudo mostraram que aqueles que receberam a hipnoterapia relataram um número bem menor de ataques de enxaqueca em comparação com aqueles que receberam a medicação. Dos 23 participantes que receberam a hipnoterapia, 10 deles deixaram de ser acometidos por enxaquecas. Dos 24 participantes que utilizaram a medicação, 3 deles deixaram de ser acometidos por enxaquecas.
Outro estudo relatou os benefícios da terapia. Estas abordagens incluem relaxamento, biofeedback, terapia comportamental (TCC), e hipnose. A hipnose pode ajudar pacientes com enxaqueca a evitar os gatilhos, controlando o estresse. Este estudo concluiu que o medicamento é ineficaz no tratamento da enxaqueca crônica e encoraja o tratamento parapsicológico, porque não existem efeitos colaterais.
Esses estudos mostram que a hipnoterapia e os métodos naturais de tratamento da enxaqueca são mais eficazes do que o uso de medicação. O fato de que a hipnose não tem efeitos colaterais e o fato de que muitos medicamentos apresentam muitos efeitos colaterais, faz com que a hipnoterapia seja uma abordagem mais natural e segura para o tratamento das enxaquecas. Além dos efeitos colaterais, muitos estudos têm mostrado que os efeitos da hipnose são mais duradouros e benéficos em relação ao uso de medicamentos.

Fontes:

Anderson, J.A., Basker, M.A., & Dalton, R. (1975). Migraine and hypnotherapy. International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis, 23(1), 48-58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário