terça-feira, 15 de junho de 2010
O Desenvolvimento da Auto-estima
Este é um exercício singelo e tremendamente útil e efetivo. Vai te fazer se sentir bem. Pratique-o todas as vezes que quiser!
1. Faça uma imagem mental de ti mesmo. Pensa em como se vê. Como é a imagem? (Forte ou débil, grande ou pequena, com ou sem movimento, brilhante ou obscura…). Em resumo: É positiva ou negativa?
2. Elimine o negativo: Por exemplo: Se vir uma imagem que não obtém metas, troque-a. Se sua imagem física não for o que você quer, ajuste-a, etc.
Deixe que a imagem represente seus pontos fortes, suas melhores habilidades, que se veja como quando obtiveste uma meta que tinha desejado muito.
3. Faça mudanças na imagem que sejam muito atrativas e motivadoras para você, por exemplo: Deixe ela grande, brilhante, em cores, em três dimensões, com movimento. Adiciona tudo aquilo que a faça mais atrativa e que te estimule a atuar. Pode provar e ir fazendo ajustes, até que se sinta bem satisfeito, com mudanças nos seguintes parâmetros:
Visual:
Cor / Branco e negro
Brilho
Contraste
Foco
Plano/ Três dimensões
Detalhes
Tamanho
Distância
Localização
Movimento (ou não)
Auditivo:
De onde vem (o som)
Tom
Volume
Melodia
Ritmo
Duração
Cinestésica:
Tipo se sensação (calor, frio, tensão…)
Intensidade
Lugar
Move-se? (A sensação)
Contínua ou intermitente
Lenta ou rápida
4. Como se sente com a nova imagem? A maioria das pessoas que pegam um tempo para fazer este singelo exercício, descobrem que sua sensação de auto-estima melhora notavelmente. Descobriu-se que quando as imagens que uma pessoa tem de si mesma, são positivas e intensas, sentem uma grande auto-estima.
Titulo Original: http://www.personal.able.es/cm.perez/pnl.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário